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2017

Mapeamento dos projetos de Extensão realizados c/ ou sem fomento no Campus Avançado Sombrio em 2017

 

Nº do Edital Título do Projeto Objetivo Período de Vigência Coordenador(a)
do Projeto de
Extensão
Servidores
Colaboradores
Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados
02/2017 Aperta o Play IFC – Oficinas de Audiovisual Oferecer oficinas com atividades teórico-práticas, em nível básico, sobre produção audiovisual para os estudantes do IFC Campus Avançado Sombrio e estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município. 04/2017 a 10/2017 Ulysses Tavares Carneiro O projeto foi bem sucedido no que se refere às oficinas ministradas aos estudantes dos cursos técnicos do Campus Avançado Sombrio. Ficou evidente nas produções dos grupos a utilização de técnicas e dicas trabalhadas durante as oficinas.
02/2017 Aulões preparatórios para o ENEM Levantamento das questões de matemática e física das edições anteriores do ENEM para compor um banco e então a verificação dos conteúdos mais frequentes nas provas. – Elaboração de material didático e simulados para aplicação. 04/2017 a 10/2017 Alessandro Bagatini Helmo Alan Batista de Araújo, Lucas Spillere Barchinski, Tatiane Estácio de Paula Fabíola de Sousa Lummentz O projeto, apesar de boa procura, rendeu boas atividades de aprendizado ou revisão para os que participaram. Os mesmos puderam revisar conteúdos mais abordados em cada prova e aprender estratégias rápidas de solução em cada caso. O contato com as questões fez com que os alunos pudessem se familiarizar com a estrutura da prova e ajudar no momento em que estivesse solucionando.
02/2017 Cinema, Humanidade e Educação Implementar um espaço de reflexão e debate interdisciplinar a partir da exibição periódica de obras cinematográficas no Campus, de modo a possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de articulação conceitual com relação a temas que dizem respeito ao ser humano e o mundo em que está inserido. 04/2017 a 10/2017 Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein Rosemary de Fatima de Assis, Vanessa Dias Espíndola, Matheus Trindade Velasques, Sabrina Mendes Boeira, Anderson Sartori, Ivan Furmann, José Leocádio Cabral Neto, Leila Maria Vasquez Beltrão Lucas Pereira Elias Foram apresentados os resultados da analise de 01 ano de atividade do cineclube Cine Cultura IFC Sombrio, criado a partir do Projeto de Extensão nos seguintes eventos. 6º SICT-Sul e X MICTI (Ainda não foram publicados Anais dos eventos.)
02/2017 Conhecendo o IFC – Campus Avançado Sombrio Organizar recursos (espaciais, pessoais e mobiliário e de escritório) para atendimento de público externo interessado em conhecer o Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado de Sombrio, principalmente para alunos interessados no Ensino Médio Integrado ao Técnico e no Ensino Superior. Divulgar a marca IFC na região em que está localizada, informando suas ações e seus diferenciais na localidade. 04/2017 a 10/2017 Cynthia Nalila Souza Silva Thamires Foletto Fiuza, Leonardo Lincon Leite de Lacerda Sinval Pereira Júnior Proporcionou aos bolsistas algumas experiências de recepção de públicos diversos, exigindo desenvoltura na atividade de recepção. As atividades do projeto proporcionaram atingir o objetivo proposto.
02/2017 Escolinha de Matemática Proporcionar experiência em sala de aula para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática; Atender alunos com déficit de aprendizagem na área da Matemática; Demonstrar outras possibilidades metodológicas para o ensino de Matemática. 04/2017 a 10/2017 Elizete Maria Possamai Ribeiro Ana Cristina Quintanilha Schreiber, Margarete Farias Medeiros Nivia Lucresse dos Santos Guimarães Após a conclusão dos trabalhos foi possível observar que as dinâmicas e os materiais concretos e manipulativos têm papel fundamental que estimula o aluno a obter melhor desempenho, por isso é necessário que o bolsista tenha um novo planejamento a cada aula, sempre mostrando aos alunos que a Matemática é importante e está inserida no nosso cotidiano, reforçando a sua utilidade e aplicação.
02/2017 IFC-CAS Online Despertar a iniciativa do aluno e ampliar o desenvolvimento do conhecimento tecnológico contribuindo com a sociedade. Utilizar recursos computacionais que facilitam a navegação entre as páginas, codificações e programação visual, oferecendo usabilidade; Criar, desenvolver e publicar na página do IFC-CAS materiais informativos, como textos e fotos de eventos; Criar e desenvolver novas páginas, funcionalidades e ferramentas para uso na instituição 04/2017 a 10/2017 Matheus Lorenzato Braga William Lopes Espíndola Aperfeiçoamento e aprofundamento no conhecimento das diferentes linguagens de programação, também interação mais abrangente sobre novas tecnologias. Os alunos demostraram aptidão, disposição e organização no desenvolvimento das atividades e não houve dificuldade no entendimento dos procedimentos, mesmo com novas tecnologias não vista em aula.
02/2017 Laboratório de Eventos Auxiliar na organização dos eventos promovidos pelo IFC Campus Sombrio Organizar e padronizar agendas e horários de realização de eventos realizados anualmente no campus. Fornecer espaço físico, assistência organizacional e na organização de eventos para a comunidade externa. 04/2017 a 10/2017 Carolina Braghirolli Stoll Thamires Foletto Fiuza Equeniamara Santos de Matos, Catarina Roese Alves As ações previstas pelo projeto foram concluídas no tempo determinado, destacando que este trava-se de um projeto de extensão com finalidade de atender demandas de eventos internos e externos, dificultando assim, a publicação de materiais científicos referentes a aplicação das atividades previstas por este.
02/2017 Oficina de Sensibilização – Um novo olhar para as pessoas com deficiência – etapa 02 pessoas obesas e terceira idade Planejar e implementar uma “oficina de sensibilização Um novo olhar para as pessoas com deficiência pessoas obesas e terceiro idade. 04/2017 a 10/2017 Carla Sofia Dias Brasil Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes, Valdirene da Rosa Rocho Leticia Lopes Hespanol, Raquel Conceição da Silva A oficina atingiu seu objetivo de sensibilizar os participantes para a questão das deficiências e as acessibilidade nos espaços educativos onde foi executada. Foi realizada apresentação de forma oral e modalidade de oficina no 35º SEURS.
02/2017 Portfólio da Inserção da História da Matemática para no momento de leitura nas escolas que são campo de estágio do município de Sombrio do curso de Licenciatura em Matemática Proporcionar, aos alunos do ensino fundamental das escolas campo de estágio do curso de Licenciatura em Matemática do município de Sombrio, conhecimentos acerca da História da Matemática a partir da elaboração de textos que serão disponibilizados para o momento da leitura na forma de portfólio 04/2017 a 10/2017 Valdirene da Rosa Rocho Margarete Farias Medeiros, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Carla Sofia Dias Brasil Caio Robério Barpp da Silva Ao finalizar as atividades deste projeto, podemos destacar que utilizar a história da Matemática como metodologia de ensino para a suas aulas vem se tornando um instrumento de estimulo para o educando, pois possibilita conhecer as origens de muitos conceitos de Matemática, assim como as aplicações destes na resolução de muitos problemas.
02/2017 Produção e compartilhamento de conhecimento de educação dos direitos humanos para juventude Construir e Empregar ferramentas audiovisuais com temáticas voltadas ao exercício dos direitos de cidadania de adolescentes e jovens, por adolescentes e jovens do IFC-CAS para compartilhamento dinâmico em escolas públicas de ensino médio, no Extremo Sul Catarinense 04/2017 a 10/2017 Tatiana Marcela Rotta Matheus Trindade Velasques, Tatiane Estácio de Paula, Leonardo Lincoln Leite de Lacerda, Thamires Foletto Fiuza, Mariane Rodrigues de Souza, Maria Auxiliadora Bezerra de Araújo, Andrea Cristina Triesrweiller, Leila Maria Vasquez Beltrão, Ana Cristina Quintanilha Schreiber, Cristiane Machado de Vargas, Sabrina Mendes Boeira, Ivan Furmann, Mara Juliane Woiciechoski Helfenstei Vítor Pluceno Behnck Luiz Fernando Soares O projeto foi desenvolvido as atividades atendendo os objetivos propostos pelo esforço de alguns alunos que trabalharam incansavelmente pelo projeto, acreditando no proposito como jovens e seu papel na construção de uma sociedade que possa ter seus direitos respeitados. O projeto foi apresentando nos seguintes eventos: II Forum Brasileiro de Direitos Humanos, também premiado no X MICTI na categoria projeto de extensão, e no 6º SICT-Sul (Ainda não foram publicados os anais dos eventos).
02/2017 Projeto de apoio a organização e participação de docentes e alunos em feiras de matemática ciência e tecnologia Propiciar condições favoráveis para que o(a) acadêmico(a) possa gerenciar a organização de um evento científico e tecnológico (em todas as suas etapas) na disseminação de projetos na área de Educação Científica e Tecnológica. Capacitar docentes de Matemática para a elaboração e execução de trabalhos para apresentação nas Feiras de Matemática. Instrumentalizar docentes para organização de feiras de matemática, avaliação e orientação de trabalhos. 04/2017 a 10/2017 Ana Maria de Moraes Giovani Pasetti, Elizete Maria Possamai Ribeiro Yan Louro Matos, Kássia Maria Lothamer Casagrande Conclui-se que as Feiras de Matemática motivam estudantes e professores a conhecerem mais sobre o seu entorno.
02/2017 Videoaula IFC Contribuir com o aprimoramento da práxis pedagógica, por meio da produção própria de material didático audiovisual, que favoreça o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos estudantes, do IFC ou de qualquer parte do mundo, com atividades a distância. 04/2017 a 10/2017 Lucas Spillere Barchinski Alessandro Bagatini, Ulysses Tavares Carneiro, Liliani de Souza Pereira Mateus Arguelho da Cunha No que diz respeito ao publico alvo, o canal obteve 276 vezes mais de pessoas atingidas, isto é, as 331943 visualizações foram 276 vezes mais que o esperado, 1240. Cabe ressaltar também que o canal obteve visualizações de outros países e não apenas do Brasil tais como Angola, Moçambique, Estados Unidos e Portugal.