Menu principal
 

2017

Mapeamento dos projetos de extensão realizados c/ fomento no Campus em 2017

Edital nº Título Objetivo Período de vigência Coordenador[a] – Carga Horária Colaboradores – Carga Horária Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação Resultados obtidos e trabalhos publicados
002/2017 Aperta o Play IFC – Oficinas de Audiovisual Oferecer oficinas com atividades teórico-práticas, em nível básico, sobre produção audiovisual para os estudantes do IFC Campus Avançado Sombrio e estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município. Aprimorar as produções audiovisuais que os estudantes já realizam, por iniciativa própria ou orientados pelos professores, de maneira que possam trazer elementos novos e dinâmicos à prática da sala de aula. Oferecer conhecimento técnico, em nível básico, para que os estudantes possam explorar melhor o potencial dos equipamentos que tenham disponíveis, sejam eles quais forem. 04/2017 à 10/2017 Ulysses Tavares Carneiro – 194h
002/2017 Aulões preparatórios para o ENEM Levantamento das questões de matemática e física das edições anteriores do ENEM para compor um banco e então a verificação dos conteúdos mais frequentes nas provas. – Elaboração de material didático e simulados para aplicação. – Aulas preparatórias, em momentos estratégicos anteriores ao exame, para revisar conteúdos e preparar os alunos para provas de matemática e física. 04/2017 à 10/2017 Alessandro Bagatini – 464h Helmo Alan Batista de Araújo – 224h
Lucas Spillere Barchinski – 224h
Fabíola de Sousa Lummentz
002/2017 Cinema, Humanidade e Educação Implementar um espaço de reflexão e debate interdisciplinar a partir da exibição periódica de obras cinematográficas no Campus, de modo a possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de articulação conceitual com relação a temas que dizem respeito ao ser humano e o mundo em que está inserido. Mostrar que uma obra cinematográfica possui um valor que vai além do entretenimento, salientando seu potencial de compreensão do ser humano e leitura crítica da sociedade; Oferecer aos participantes outra linguagem e outro meio de buscar conhecimento, compreender, problematizar e analisar questões relativas ao mundo contemporâneo com base em teorias estudadas nas disciplinas específicas; Promover um espaço de interação entre as áreas do saber, troca de experiências, reflexão e debate que favoreça o processo de ensino-aprendizagem; Promover a apreciação estética da sétima arte. Ampliar a galeria cultural do cineclube. 04/2017 à 10/2017 Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein – 116h Vanessa Dias Espíndola – 56h
Matheus Trindade Velasques – 28h
Sabrina Mendes Boeira – 28h
Anderson Sartori – 28h
Ivan Furmann – 28h
José Leocádio Cabral Neto – 56h

Leila Maria Vasquez Beltrão – 56h
Lucas Pereira Elias
002/2017 Conhecendo o IFC – Campus Avançado Sombrio Organizar recursos (espaciais, pessoais e mobiliário e de escritório) para atendimento de público externo interessado em conhecer o Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado de Sombrio, principalmente para alunos interessados no Ensino Médio Integrado ao Técnico e no Ensino Superior. Divulgar a marca IFC na região em que está localizada, informando suas ações e seus diferenciais na localidade. Centralizar ações de recepção e hospitalidade para melhor desenvolvimento desta função no IFC-Sombrio, com vistas a aprimorar a arte de bem receber e aprimorar continuamente o projeto. Aproximar os alunos selecionados de ações da área de estudo (Hospedagem), mostrando a importância de estabelecer equilíbrio entre teoria e prática. Estimular demais alunos internos a se empenharem e a se responsabilizarem por suas ações, auxiliando-os em seu autodesenvolvimento. 04/2017 à 10/2017 Cynthia Nalila Souza Silva – 56h Thamires Foletto Fiuza – 56h
Leonardo Lincoln Leite de Lacerda – 56h
Sinval Pereira Júnior
002/2017 Escolinha de Matemática Proporcionar experiência em sala de aula para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática; Atender alunos com déficit de aprendizagem na área da Matemática; Demonstrar outras possibilidades metodológicas para o ensino de Matemática. 04/2017 à 10/2017 Elizete Maria Possamai Ribeiro – 40h Ana Cristina Quintanilha Schreiber – 40h
Margarete Farias Medeiros – 40h
Nivia Lucresse dos Santos Guimarães
002/2017 IFC-CAS Online Despertar a iniciativa do aluno e ampliar o desenvolvimento do conhecimento tecnológico contribuindo com a sociedade. Utilizar recursos computacionais que facilitam a navegação entre as páginas, codificações e programação visual, oferecendo usabilidade; Criar, desenvolver e publicar na página do IFC-CAS materiais informativos, como textos e fotos de eventos; Criar e desenvolver novas páginas, funcionalidades e ferramentas para uso na instituição 04/2017 à 10/2017 Matheus Lorenzato Braga – 5h William Lopes Espíndola
002/2017 Laboratório de Eventos Auxiliar na organização dos eventos promovidos pelo IFC Campus Sombrio Organizar e padronizar agendas e horários de realização de eventos realizados anualmente no campus. Fornecer espaço físico, assistência organizacional e na organização de eventos para a comunidade externa. 04/2017 à 10/2017 Carolina Braghirolli Stoll – 135h Thamires Foletto Fiuza – 135h Equeniamara Santos de Matos;
Catarina Roese Alves;
002/2017 Oficina de Sensibilização – Um novo olhar para as pessoas com deficiência – etapa 02 pessoas obesas e terceira idade Planejar e implementar uma “oficina de sensibilização Um novo olhar para as pessoas com deficiência pessoas obesas e terceiro idade.  04/2017 à 10/2017 Carla Sofia Dias Brasil Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes
Valdirene da Rosa Rocho
Leticia Lopes Hespanol
Raquel Conceição da Silva
002/2017 Portfólio da Inserção da História da Matemática para no momento de leitura nas escolas que são campo de estágio do município de Sombrio do curso de Licenciatura em Matemática Proporcionar, aos alunos do ensino fundamental das escolas campo de estágio do curso de Licenciatura em Matemática do município de Sombrio, conhecimentos acerca da História da Matemática a partir da elaboração de textos que serão disponibilizados para o momento da leitura na forma de portfólio. 04/2017 à 10/2017 Valdirene da Rosa Rocho – 138h Margarete Farias Medeiros – 62h
Carla Margarete Ferreira dos Santos – 66h
Carla Sofia Dias Brasil – 86h
Caio Robério Barpp da Silva
002/2017 Produção e compartilhamento de conhecimento de educação dos direitos humanos para juventude Construir e Empregar ferramentas audiovisuais com temáticas voltadas ao exercício dos direitos de cidadania de adolescentes e jovens, por adolescentes e jovens do IFC-CAS para compartilhamento dinâmico em escolas públicas de ensino médio, no Extremo Sul Catarinense 04/2017 à 10/2017 Tatiana Marcela Rotta – 196h Matheus Trindade Velasques – 140h
Tatiane Estácio de Paula – 10h
Leonardo Lincoln Leite de Lacerda – 10h
Thamires Foletto Fiuza – 10h
Mariane Rodrigues de Souza – 10h
Maria Auxiliadora Bezerra de Araújo – 20h
Andrea Cristina Triesrweiller -30h
Leila Maria Vasquez Beltrão – 30h
Ana Cristina Quintanilha Schreiber -10h
Cristiane Machado de Vargas – 40h
Sabrina Mendes Boeira – 30h
Ivan Furmann – 40h
Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein – 50h
Vítor Pluceno Behnck Luiz Fernando Soares
002/2017 Projeto de apoio a organização e participação de docentes e alunos em feiras de matemática ciência e tecnologia Propiciar condições favoráveis para que o(a) acadêmico(a) possa gerenciar a organização de um evento científico e tecnológico (em todas as suas etapas) na disseminação de projetos na área de Educação Científica e Tecnológica. Capacitar docentes de Matemática para a elaboração e execução de trabalhos para apresentação nas Feiras de Matemática. Instrumentalizar docentes para organização de feiras de matemática, avaliação e orientação de trabalhos. Promover a divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados e suas pesquisas. Possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento eficiente e eficaz para melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Realizar Feiras de Matemática com os professores participantes do curso. 04/2017 à 10/2017 Ana Maria de Moraes – 40h Giovani Pasetti – 40h
Elizete Maria Possamai Ribeiro – 40h
Yan Louro Matos
Kássia Maria Lothamer Casagrande
002/2017 Videoaula IFC Contribuir com o aprimoramento da práxis pedagógica, por meio da produção própria de material didático audiovisual, que favoreça o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos estudantes, do IFC ou de qualquer parte do mundo, com atividades a distância. 04/2017 à 10/2017 Lucas Spillere Barchinski – 202h Alessandro Bagatini – 70h
Ulysses Tavares Carneiro – 70h
Mateus Arguelho da Cunha